É difícil voltar a um bom estado nutricional depois de desencadeado o processo de desnutrição. Assim, é importante atuar cedo, desde os primeiros sinais de alerta, e mesmo antecipar, adoptando bons hábitos e reflexos em termos de alimentação.
É importante enriquecer os pratos consumidos regularmente para que se possa aumentar a densidade nutricional da alimentação… Comer a mesma quantidade mas de forma mais concentrada! Este enriquecimento pode passar pela adição de ingredientes de uso quotidiano: leite na sopa, queijo, natas, queijo fresco, etc…
Para enriquecer de maneira simples e eficaz, existem também suplementos modulares de proteínas de tipo lácteo (caseinato de cálcio ou soro lácteo) ou vegetais (soja) que permitem quantificar exatamente o enriquecimento proteico desejado.
A prescrição de Complementos Nutricionais Orais (CNO) está preconizada quando o enriquecimento da alimentação é insuficiente. Segundo a Alta Autoridade de Saúde de França(2007), o objetivo dos CNO é fornecer cerca de 400Kcal por dia e 30g de proteína em suplemento à alimentação normal.
Descobrir as nossas soluções para enriquecer e complementar a alimentação por forma a lutar contra a desnutrição.
O que é a desnutrição : Uma infografia para compreender a desnutrição