close

Como agir no quotidiano ?

É difícil voltar a um bom estado nutricional depois de desencadeado o processo de desnutrição. Assim, é importante atuar cedo, desde os primeiros sinais de alerta, e mesmo antecipar, adoptando bons hábitos e reflexos em termos de alimentação.

A desnutrição: Mais vale prevenir do que remediar

  •         Conjugar sabor e nutrição para os pacientes desnutridos: a importância das características organoléticas torna-se ainda mais importante em pessoas hospitalizadas com perda de apetite. O momento da refeição torna-se um verdadeiro desafio a ser superado quotidianamente.
     
  •        A alimentação proposta deve, pois, responder a estas noções indispensáveis: ritmada, equilibrada, suficiente, adaptada ao grau de autonomia e aos gostos de cada um.  

 

  •         Conciliar o sabor aos constrangimentos de cada paciente, propondo soluções simples e variadas que aliam o prazer às necessidades nutricionais. Um trabalho específico em torno da apresentação dos produtos (cores, texturas, formas, sabores,…) é indispensável para que cada paciente possa voltar a ter o prazer de comer.

 

Tratamento da desnutrição

 

 

eTAPA 1: enriquecer a alimentação

É importante enriquecer os pratos consumidos regularmente para que se possa aumentar a densidade nutricional da alimentação… Comer a mesma quantidade mas de forma mais concentrada! Este enriquecimento pode passar pela adição de ingredientes de uso quotidiano: leite na sopa, queijo, natas, queijo fresco, etc…

Para enriquecer de maneira simples e eficaz, existem também suplementos modulares de proteínas de tipo lácteo (caseinato de cálcio ou soro lácteo) ou vegetais (soja) que permitem quantificar exatamente o enriquecimento proteico desejado.

 

 

ETAPa 2: adicionar complementos nutricionais à alimentação

A prescrição de Complementos Nutricionais Orais (CNO) está preconizada quando o enriquecimento da alimentação é insuficiente. Segundo a Alta Autoridade de Saúde de França(2007), o objetivo dos CNO é fornecer cerca de 400Kcal por dia e 30g de proteína em suplemento à alimentação normal.

Descobrir as nossas soluções para enriquecer e complementar a alimentação por forma a lutar contra a desnutrição.

O que é a desnutrição : Uma infografia para compreender a desnutrição